F-100:
O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de grande médio, projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983 juntamente com o turboélice Fokker 50. O primeiro voo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.
Seu nome técnico é Fokker 28 MK-0100 e seu projeto básico, com fuselagem e asas de desenho inglês, teve origem em seu irmão mais velho, o Fokker F-28, porém, mais alongado que este, podendo acomodar até 108 passageiros. A motorização foi alterada para o modelo Roll-Royce Tay, que o deixou mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.
A combinação resultou numa aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe assim boas vendas.
A318 à A320
O Airbus A320 é uma aeronave comercial para passageiros construído pela Airbus. Em 1981 a companhia anunciou que desenvolveria uma aeronave para rotas de curtas e médias distancias, com capacidade para até 190 passageiros. Seria a primeira aeronave do consórcio de fuselagem estreita, o primeiro produto para rotas curtas de menor densidade. Desde 1977 a Aerospatiale estudava uma aeronave com estas características, sob a designação AS.200. Um conceito de sub-família foi estudado, variando basicamente o comprimento da fuselagem, internamente conhecidos como SA-1, SA-2 e SA-3.
O SA-1 viria a tornar-se o A320 para 162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984, o A320 foi encomendado pela Air France e British Caledonian . O primeiro protótipo voou em fevereiro de 1987, equipado com dois motores CMF56, e a homologação pela JAA um ano mais tarde, em fevereiro de 1988.
O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-By-Wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks. Além disso, os computadores do avião "assumiriam o comando" da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.
A330-200:
O Airbus A330 é a aeronave comercial de passageiros de maior capacidade de operação para médias e longas distâncias fabricada pela Airbus. Foi desenvolvido ao mesmo tempo que o A340 de quatro turbinas.
A Airbus pretendia colocar o A330 para competir diretamente no ETOPS, especificamente com o Boeing 767.
A fuselagem e as asas do A330 são idênticas às das versões menores do A340, embora tenham motores diferentes. A fuselagem do A330 é basicamente herdada do Airbus A300, como a seção do nariz/cockpit, o sistema fly-by-wire e o deck do A320. O A330 e o A340 são montados na mesma linha de montagem em Toulouse-Blagnac, França.
Ao fim de Janeiro de 2009, um total de 1012 A330 foram encomendados e 590 entregues.
Sua diferença ao Boeing 767 e ao Boeing 777 na capacidade de passageiros é que o Boeing 767 pode levar por fileira 7 passageiros em 2x3x2 e o 777 pode levar 10 em 3x4x3, já o A330 pode levar 8 em 2x4x2.
OBS:Só será usado nas cores da Avianca Colombia.
Boeing 757:
O Boeing 757 é um avião de porte médio, narrow-body, bimotor fabricado pela Boeing. As versões para passageiros do 757 pode transportrar entre 186 e 279 passageiros, e possui um alcance máximo de 3.100 a 3.900 milha náutica (5.900 a 7.200 km) dependendo da variante e configuração de assentos.O Boeing 757 foi produzido em dois comprimentos de fuselagem: o original 757-200 entrou em serviço em 1983, e o 757-300 entrou em serviço em 1999. Versões cargueiras do 757-200, o 757-200PF e o 757-200SF, também foram produzidos.
Lançado com pedidos da Eastern Air Lines e British Airways em 1978, o Boeing 757 foi desenvolvido para substituir o anterior narrow-body Boeing 727, trijato, em rotas curtas e médias. O 757 foi concebido e projetado em tandem com o Boeing 767, uma aeronave wide-body bimotora com a qual compartilha características do projeto e cockpit para dois tripulantes. As similaridades na operação entre as duas aeronaves permitiu aos pilotos obterem um certificado tipo único para operar ambos os jatos, após o término de um curso de transição. Após sua introdução, o 757 se tornou comumente utilizado por vários operadores nos Estados Unidos e Europa, e particularmente com as empresas cargueiras americanas e empresas na Europa que realizam voo charter. O 757 também foi adquirido para uso governamental, militar, e transporte VIP.
OBS:só será usado nas cores da Avianca Colombia.
O Boeing 757 é um avião de porte médio, narrow-body, bimotor fabricado pela Boeing. As versões para passageiros do 757 pode transportrar entre 186 e 279 passageiros, e possui um alcance máximo de 3.100 a 3.900 milha náutica (5.900 a 7.200 km) dependendo da variante e configuração de assentos.O Boeing 757 foi produzido em dois comprimentos de fuselagem: o original 757-200 entrou em serviço em 1983, e o 757-300 entrou em serviço em 1999. Versões cargueiras do 757-200, o 757-200PF e o 757-200SF, também foram produzidos.
Lançado com pedidos da Eastern Air Lines e British Airways em 1978, o Boeing 757 foi desenvolvido para substituir o anterior narrow-body Boeing 727, trijato, em rotas curtas e médias. O 757 foi concebido e projetado em tandem com o Boeing 767, uma aeronave wide-body bimotora com a qual compartilha características do projeto e cockpit para dois tripulantes. As similaridades na operação entre as duas aeronaves permitiu aos pilotos obterem um certificado tipo único para operar ambos os jatos, após o término de um curso de transição. Após sua introdução, o 757 se tornou comumente utilizado por vários operadores nos Estados Unidos e Europa, e particularmente com as empresas cargueiras americanas e empresas na Europa que realizam voo charter. O 757 também foi adquirido para uso governamental, militar, e transporte VIP.
OBS:só será usado nas cores da Avianca Colombia.
Boeing 767-200 e 300:
O Boeing 767 é um avião birreator desenvolvido e fabricado pela fabricante norte-americana Boeing.
O modelo foi introduzido juntamente com o 757, no final da década de 1980. É um 'widebody ou seja, têm a fuselagem larga com dois corredores e configuração de acentos 2x3x2 na classe econômica. O Boeing 767, com um longo alcance e baixo custo operacional, foi o principal responsável pela grande popularização dos vôos transatlânticos entre a década de 1970 e a década de 1980.
É a aeronave que mais cruza o Oceano Atlântico diariamente. Será substituído futuramente pelo 787.
OBS:só será usado nas cores da Avianca Colombia.
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